PROCESSAMENTO DE PEDIDOS DO CLIENTE: O CASO DE UMA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA
Keywords:
Logística, Processamento do Pedido, Indústria de calçados de segurançaAbstract
No mundo atual cada vez mais competitivo, as empresas vêm buscando mais qualidade e rapidez no processamento do pedido dos clientes, transmitindo confiabilidade e elevado nível de serviço prestado. Neste contexto, o objetivo deste artigo é analisar as etapas envolvidas no processamento do pedido do cliente em uma indústria de calçados de segurança situada no noroeste paulista, relatando o processo desde a chegada do pedido, passando pela separação até o despacho pelas transportadoras. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com método de estudo de caso, cujas informações para sua elaboração foram obtidas por meio de entrevista semi-estruturada junto ao supervisor de expedição da empresa analisada. Foi possível verificar que a empresa possui um processamento detalhado e organizado do pedido do cliente, o que é fundamental para evitar erros no envio de produtos ou quantidades, bem como obter agilidade na entrega dos itens solicitados, obtendo vantagem competitiva no mercado em que atua.
References
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. v.4. Porto Alegre: Bookmann, 2001.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de Suprimentos: Planejamento, Organização e Logística Empresarial. São Paulo: Bookman, 2005.
BOWERSOX, D; CLOSS, D; COOPER, M. Gestão da cadeia de suprimentos e logística. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
BULGACOV, S. Manual de gestão empresarial. 2ed. São Paulo, Atlas, 2006.
BUTTA, F. Separação de pedidos (picking) 2021. Disponível em <https://saclogistica.com.br/separacao-de-pedidos-picking/>. Acesso em 13 maio 2022.
CARVALHO, J. C. Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento. Lisboa: Sílabo, 2010.
CASTANHO, I. Estoque no e-commerce: o que é FIFO, LIFO, PEPS, UEPS e FEFO?.Disponível em https://olist.com/blog/pt/gestao-empresarial/operacao-e-logistica/estoque-e-commerce-fifo-peps-lifo-ueps-fefo/?amp=&gclid=CjwKCAjwp7eUBhBeEiwAZbHwkShLlwiYd94vXZuV9cpkR0nLYY6TH4trz6EPgylS0nVahv7eWfx1gRoCeg8QAvD_BwE . Acesso em: 23 maio 2022.
COELHO, B. Entrevista: técnica de coleta de dados em pesquisa qualitativa. Disponível em: https://blog.mettzer.com/entrevista-pesquisa-qualitativa/. Acesso em 06 de maio 2022.
FREIRE, D. A. L. Treinamento e Desenvolvimento em recursos humanos: encenado e efetivando resultados. Curitiba: Intersaberes, 2014.
FLEURY, P. F. O Sistema de Processamento de Pedidos e a Gestão do Ciclo do Pedido. Disponível em: <https://ilos.com.br/o-sistema-de-processamento-de-pedidos-e-a-gestao-do-ciclo-do-pedido/> Acesso em: 23 de março 2022.
FIA. Estudos de Caso: O que são, Exemplos e Como Fazer para TCC. 2020. Disponível em: < https://fia.com.br/blog/estudos-de-caso/> . Acesso em: 25 maio 2022.
KOBAYASHI, S. Renovação da Logística: como definir estratégias de distribuição física global. São Paulo: Atlas; 2000.
LAMBERT, D. M. Administração Estratégica da Logística. São Paulo: Vantine Consultoria, 1998.
MACHADO, A. O que é pesquisa qualitativa? Disponível em: https://www.academicapesquisa.com.br/post/o-que-%C3%A9-pesquisa-qualitativa > Acesso em: 10 junho 2022.
MEIRIM, H. As atividades primárias da logística, 2007. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/as-atividades-primarias-da-logistica> Acesso em: 09 set. 2022.
NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
SILVA, P; ARAUJO, G; NASCIMENTO, C. Proposta de melhoria no Departamento Logístico de uma indústria de bens e consumo com foco no ciclo de pedido, 2011.
TUMELERO, N. Pesquisa descritiva: conceito, características e aplicações. Disponível em: < https://blog.mettzer.com/pesquisa-descritiva/>. Acesso em 02 maio 2022.
VERGARA, S. Métodos de Pesquisa em Administração. ed. Minas Gerais: Atlas, 2005.
Downloads
Published
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2025 Fabiana Ortiz T. de Mello, Guilherme Henrique Delalibera Cardoso

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.